Por Redação Pais&Filhos | 12 de agosto de 2025

O 19º Seminário Pais&Filhos aconteceu nesta terça-feira, 12 de agosto, na Unibes Cultural em São Paulo e teve uma série de podcasts com convidados especiais, para alcançar ainda mais pessoas e levar conteúdo também para quem não pôde estar presente presencialmente no evento. Nesta edição, tivemos o prazer de fazer um podcast em parceria com a Royal Prestige, uma marca premium de utensílios de cozinha da Hy Cite Enterprises, com sede nos Estados Unidos e mais de 60 anos de tradição.

A conversa aconteceu com Cinthia Helena Serra Oliveira, mãe de Rafael, Diretora de Marketing da Hy Cite e comandada por Andressa Simonini, filha de Branca e Igor, CMO da Pais&Filhos, e foi transmitido ao vivo no YouTube da Pais&Filhos.

O desafio e a oportunidade de envolver as crianças na cozinha

Pela primeira vez no Seminário Pais&Filhos, a Royal Prestige se junta a nós para conversar sobre um tema que é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade para as famílias: como pensar em uma alimentação mais nutritiva em casa e, de quebra, envolver as crianças nesse processo. Afinal, cozinhar juntos é muito mais do que preparar uma refeição, é sobre criar memórias, fortalecer vínculos e ensinar bons hábitos desde cedo.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que famílias que fazem refeições juntas com frequência tendem a apresentar maior integração e comunicação entre seus membros. No Brasil, esse momento compartilhado está ligado à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e à redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

Além disso, estudos brasileiros indicam que refeições em família fortalecem os vínculos afetivos, criando um ambiente propício para o diálogo e o desenvolvimento emocional das crianças. Por isso, sentar à mesa juntos vai muito além da alimentação: é um gesto que constrói laços duradouros e contribui para o bem-estar familiar. “Quando eu recebo minha família em casa, eu sinto prazer até de lavar a louça do que eu cozinhei para eles”, comenta Andressa.

O papel da alimentação balanceada na saúde infantil

Hoje, as famílias estão mais conscientes do impacto dos hábitos alimentares na saúde das crianças a longo prazo. Mesmo com a correria diária, a preocupação com uma alimentação balanceada tornou-se algo fundamental nas casas, mais do que uma questão estética, é sobre prevenir doenças, garantir imunidade e potencializar o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. “Quando eu tive meu filho, eu entendi muito mais o propósito, não só da venda direta, que é o modo que os produtos da Royal Prestige são ofertados, mas a questão da alimentação, do nutrir, da conexão”, explica Cinthia.

No 19º Seminário Pais&Filhos, recebemos Cinthia Helena Serra Oliveira, Diretora de Marketing da Hy Cite (Foto: Divulgação)

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz, uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. E para garantir que esses nutrientes sejam preservados no preparo dos alimentos, utensílios de alta qualidade fazem toda a diferença. As panelas Royal Prestige, por exemplo, são desenvolvidas para cozinhar os alimentos de forma eficiente, mantendo vitaminas e minerais essenciais intactos, o que contribui para que a alimentação nutritiva alcance seu máximo potencial no crescimento e na saúde dos pequenos. “Com os nossos produtos, é possível cozinhar mais rápido, com nada ou pouco de água e óleo, ou seja, de uma maneira mais nutritiva. Isso acontece por conta do design dos produtos, que são super tecnológicos (…) Faz com que o alimento cozinhe no líquido do próprio alimento”, conta a Diretora de Marketing da Hy Cite.

Além dos benefícios nutricionais, momentos simples como preparar uma refeição juntos também são fundamentais para o desenvolvimento emocional das crianças. Essas experiências geram memórias marcantes, ativando a liberação de serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios ligados ao prazer e segurança. Estudos da Universidade de Columbia mostram que esse vínculo familiar construído nos primeiros anos fortalece a autoconfiança e a estabilidade emocional dos adolescentes, ressaltando a importância de transformar a cozinha em um espaço de conexão e afeto.

Parceria na criação dos filhos

Mesmo com a rotina agitada das famílias modernas, é possível priorizar o preparo das refeições e o momento de sentar junto à mesa. Planejar a semana, preparando pratos simples, marmitas e congelando porções, ajuda a economizar tempo sem perder a qualidade nutricional dos alimentos. Além disso, manter as refeições em família, ainda que em dias corridos, estimula a interação e fortalece os vínculos afetivos. Construir uma rotina flexível, com horários estabelecidos para comer juntos, intercalando tarefas e dividindo responsabilidades, permite presença e conexão sem rigidez, tornando esse momento mais leve e prazeroso para todos. “Me dá prazer, porque eu estou gerando uma conexão com meu filho, no momento em que eu estou colocando meu tempo para desenvolver aquele alimento para ele, mas no momento em que eu também estou ofertando para ele”, explica Cinthia.

Criar um filho de forma isolada é um desafio enorme. Embora a educação solo seja uma realidade para muitas famílias, especialistas reforçam que uma rede de apoio, envolvendo família, amigos, comunidade e instituições, é fundamental para dividir responsabilidades, reduzir o estresse dos cuidadores e garantir um ambiente mais saudável e equilibrado para a criança. “Tem que desmistificar um pouco essa coisa de que ‘o pai ajuda’, não. O pai é paternidade ativa, e tem que ser feito um cheklist de tarefas, né? Se o que te faz bem é isso, e pro outro aquilo, ótimo, vira uma super parceria”, finaliza Andressa.